EUA recomendam lavar as mãos e usar máscara contra gripe suína

"Lave as mãos." Essa é o principal conselho do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos para prevenir a infecção pelo vírus da gripe suína, que matou 22 pessoas no México e fez pessoas doentes nos Estados Unidos e Canadá.

De acordo com o órgão, esse vírus se dissemina entre as pessoas da mesma forma que o da gripe "convencional", por meio de gotículas emitidas pelo espirro ou a tosse do doente. Por isso, é recomendável evitar o contato com pessoas infectadas --se estiver doente, evite grandes aglomerações, para não espalhar o vírus. É recomendável inclusive usar máscaras.

Também é possível ser infectado ao tocar superfícies que contenham o vírus e depois levar a mão à boca, ao nariz ou aos olhos. Por isso, é preciso lavar as mãos com frequência, por 15 a 20 segundos, usando água e sabão ou até gel à base de álcool.

O CDC afirma que o doente pode transmitir o vírus um dia antes de começar a sentir os sintomas. "Isso significa que você pode passar a gripe para alguém antes mesmo de se sentir doente", diz o órgão. Sete dias depois do aparecimento dos sintomas ainda é possível transmitir o vírus.

O órgão recomenda o uso dos remédios oseltamivir --que é comercializado com o nome de Tamiflu-- e zanamivir (Relenza) para o tratamento e a prevenção à gripe suína. "Se você ficar doente, remédios antivirais podem fazer a doença 'ficar mais fraca' e fazer com que você se sinta melhor mais rápido. Eles também devem evitar maiores complicações", afirma o CDC.

De acordo com o CDC, não há vacina para a gripe suína, mas essas precauções simples podem ajudar a conter a epidemia.

Fonte: Folha Online

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você